O “Pai do Java” usa Jelastic

Olá, tudo bem?

Hoje o post será diferente, será um informativo sobre essa ferramenta que tem crescido muito. O Jelastic tem por característica ser um servidor de servidores.

O material do post me foi enviado pelo Judah Johns da Jelastic.

Dr. James Gosling que é conhecido como um “Pai do Java” e tem uma longa carreira no ramo da tecnologia. Formado em no ano 1977 pela faculdade de Calgary, Canadá. Tornou PhD 1983 pela faculdade Carnegie-Mellon com a tese: “The Algebraic Manipulation of Constraints”. Durante muitos anos foi VP & Fellow da empresa Sun. Ele construiu sistemas para captação de informações de satélites, multiprocessadores para Unix, compiladores, sistemas de e-mails e e diversos editores de texto.

Enquanto funcionário da Sun foi líder no projeto NeWS. Ele desenvolveu o design original do Java e codificou o compilador e a máquina virtual. Ele tem contribuído para Real-Time Specification for Java e tem sido pesquisador nos laboratórios da Sun focado em ferramentas para desenvolvimento. Dr. James também trabalhou dentro da Sun em cargos de gerência de produtos para desenvolvedores e usuários. Continuou pouco tempo na Sun após a aquisição da Oracle, depois passou pelo Google e hoje é o líder de desenvolvimento na Liquid Robotics onde ele desenvolve sistemas para Wave Glider, um robô aquático em desenvolvimento.

12 thoughts on “O “Pai do Java” usa Jelastic

  1. Bom dia Hebert, estou encantado com seu blog, sou programador a 5 anos trabalho com Delphi e PHP(no bloco de notas até hj aff) e agora estou entrando no universo JAVA, este blog tem sido um repositório para mim, porem por mais que eu pesquise(e muito) algumas coisas ainda não entram na minha cabeça se você puder me ajudar, estou começando desenvolver algumas paginas em jsp e tentando entender a diferença para o jsf, e usando o servidor Tomcat, eu ainda não intendi o que é JBOSS kkk, parece ridículo mas não entendo para que preciso dele se ja tenho o Tomcat, agora com esse topico do Jelastic piorou para mim, já trabalhei com Cloud da RackSpace, usando um lindo SSH para configurar minhas meu CentOS, so que nesse jelastic isso não existe, lá so vejo minha instancia do mysql e do tomcat, o que roda por traz disso? e a segurança e a performace como vou lidar com isso???

    sei que isso foi mais um questionamento do que um comentário, mas quando pesquiso JAVA, acha tantos termos que não intendo, tantas variações de ferramentas para as mesmas coisas tantos termos paralelos, e opiniões diversas sobre as ferramentas.

    Abraço, e bom trabalho.

    • Rodolfo, boa tarde.

      O JBoss é um servidor mais “parrudo”. Ele tem diversas funcionalidades que o Tomcat não tem.

      Tomcat/Jetty são servidores leves, que rodam aplicações que não utilizam tantos recursos.

      JBoss/Glassfish são servidores pesados, para aplicações que geralmente utilizam EJB.

      Jelastic é um “agrupador/escalador”. Se uma instância de Tomcat não está aguentando o tranco, aperte um botão do Jelastic e ele irá criar outra instância. Desse modo, você terá dois Tomcats rodando ao mesmo tempo.

      Espero ter ajudado.

      Até mais.

      • Oi Hebert,

        O que você quis dizer exatamente quando escreveu “Se uma instância de Tomcat não está aguentando o tranco, aperte um botão do Jelastic e ele irá criar outra instância. Desse modo, você terá dois Tomcats rodando ao mesmo tempo” ?

        Primeiro, como faço isso que vc disse?
        Segundo, qual a necessidade de fazer isso? Já que o jelastic, pelo que eu pude perceber até agora, usa escalabilidade nas suas aplicações. Utilizando o jelastic não é como se sem perceber eu já estivesse utilizando um tomcat em clusters? Quando o jelastic “percebe” que a sua aplicação está precisando de mais de memoria e/ou processamento ele não já te fornece automaticamente esses recursos?

        Perdoe-me se disse alguma besteira. Estou começando a usar serviços na nuvem só agora. Até então só tinha configurado tomcats em servidores físicos. E também não manjo nada de clusters.

        Obrigado.

        • Renan, bom dia.

          Como você fazer eu não tenho como te orientar no momento, sei apenas a teoria por trás do Jelastic.

          A necessidade é a diferença em se ter 3 GB de Tomcat e uma instância rodando e se ter 3 Tomcats rodando com 1GB cada. É uma abordagem para melhorar o processamento de informações. [=

          Eu agradeço a visita e as perguntas.

          Sei por alto sobre o Jelastic, mas espero começar a entender melhor sobre ele esse ano ainda. =D

  2. Olá Hebert, também gostei bastante do seu blog e gostaria de acrescentar que a Websolute acaba de trazer o Jelastic para o Brasil. Exatamente no dia de hoje (12/12/12) estamos lançando o beta público, aberto a todos, para avaliação do Jelastic completamente implementado em infra-estrutura local, o que deve se traduzir em performance. Fica aqui o nosso convite para se juntar a nós nessa etapa.

    Um abraço.

Leave a Comment